Cirurgia Refrativa
A cirurgia refrativa é um procedimento cirúrgico realizado por meio de equipamentos modernos e de alta precisão com o objetivo de eliminar o uso de óculos de grau e lentes de contato. Durante a cirurgia, o médico responsável altera a curvatura da córnea, modelando seu formato de maneira a corrigir os principais erros refrativos (miopia, hipermetropia e astigmatismo).
O procedimento pode ser realizado de duas maneiras:
- Técnica cirúrgica PRK + mitomicina-C: é o método mais consolidado de cirurgia refrativa, em que o cirurgião remove a camada mais superficial da córnea, aplica o laser e, posteriormente, utiliza uma substância chamada mitomicina-C para garantir um eficiente processo de cicatrização.
- Técnica cirúrgica LASIK: neste método, através da utilização de um micro-cerátomo, levanta-se uma lamela da córnea e, posteriormente, aplica-se o laser na camada mais profunda, removendo parte do tecido para modificar seu formato e permitir a correção da condição do paciente.
Existem algumas regras para se submeter ao procedimento, é preciso:
- ter mais de 18 anos;
- ter o grau estabilizado;
- estar com os olhos saudáveis.
Pacientes que sofrem com doenças oculares, como o ceratocone, ou que apresentaram contraindicações nos exames pré-operatórios não podem se submeter à cirurgia.